terça-feira, 27 de abril de 2010

SOMOS LIVRES PELA LEITURA

"Somos livres pela leitura" foi uma proposta que a BE lançou à turmas do 4.º ano para sensibilizar para a importância da leitura e ressaltar a sua ligação ao nosso mais precioso tesouro: a LIBERDADE.

A actividade constou de uma sessão de leitura com livro "A Revolução das Letras", de Vergílio Vieira.
Relembrámos a Revolução dos Cravos e a conquista da Liberdade. Aprendemos mais sobre "Abril" e sobre quem tornou possível a mudança no nosso país. Falámos na Censura, mas também aprendemos que foi graças a uma elite cultural, gente das artes, das letras, dedicada à leitura, que os valores da ditadura foram questionados, abrindo, de certo modo, caminho para que os militares levassem a cabo a Revolução que instaurou a democracia e devolveu aos portugueses a liberdade.
Como não poderia deixar de ser, a BE organizou uma maleta com recursos (livros, revistas...) para consulta e incentivo à leitura e à pesquisa. Levámos também outras sugestões de leitura recreativa que ao mesmo tempo nos ajuda a aprender mais sobre estas temáticas.

A actividade visou a promoção da leitura, mas desenvolveu-se também em articulação com o currículo, designadamente de Estudo do Meio e Formação Cívica.

"Leitura: semente de liberdade" foi a mensagem final que quisemos deixar nos alunos, para que cresçam com os livros como seus amigos e companheiros.

Nenhum comentário: